Nos disponibilizamos conteúdo de dominio publico e propriedade intelectual de forma totalmente gratuita, por acreditar que o conhecimento e a educação devem ser acessíveis e livres a toda e qualquer pessoa.

"Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível."

 

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DESCRIÇÃO

A Ideologia Alemã, primeira parceria de Marx e Engels na produção de um texto comum, de acordo com o testemunho dos próprios autores, foi escrita em fins de 1845/princípios de 1846, tendo por objetivo mais direto um balanço crítico e “acerto de contas” com a filosofia idealista alemã que se estendia desde a tradição vinda de Hegel. Embora o texto se voltasse, em primeiro plano, à contestação do conjunto dos filósofos neo-hegelianos, as teses originais ali defendidas e a argumentação desenvolvida confrontam visceralmente não apenas os epígonos de Hegel, mas as próprias posições do filósofo clássico alemão. Como sabido, as condições políticas adversas à época impossibilitaram a publicação do texto, que infelizmente para a tradição marxista, só veio a público em 1926 (o excerto sobre Feuerbach), a partir dos trabalhos desenvolvidos no Instituto Marx-Engels de Moscou. Os manuscritos, conforme palavras de Marx anos mais tarde, acabaram, no plano imediato, relegados à “crítica roedora dos ratos”. Os jovens Marx e Engels – que não alcançavam ainda a idade de trinta anos – haviam percorrido já experiências e estudos que os ligavam aos problemas centrais do seu tempo, ao contato inicial com contradições fundamentais da sociedade burguesa, suas potências e misérias intrínsecas.

A Ideologia Alemã - Karl Marx

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A Ideologia Alemã, primeira parceria de Marx e Engels na produção de um texto comum, de acordo com o testemunho dos próprios autores, foi escrita em fins de 1845/princípios de 1846, tendo por objetivo mais direto um balanço crítico e “acerto de contas” com a filosofia idealista alemã que se estendia desde a tradição vinda de Hegel. Embora o texto se voltasse, em primeiro plano, à contestação do conjunto dos filósofos neo-hegelianos, as teses originais ali defendidas e a argumentação desenvolvida confrontam visceralmente não apenas os epígonos de Hegel, mas as próprias posições do filósofo clássico alemão. Como sabido, as condições políticas adversas à época impossibilitaram a publicação do texto, que infelizmente para a tradição marxista, só veio a público em 1926 (o excerto sobre Feuerbach), a partir dos trabalhos desenvolvidos no Instituto Marx-Engels de Moscou. Os manuscritos, conforme palavras de Marx anos mais tarde, acabaram, no plano imediato, relegados à “crítica roedora dos ratos”. Os jovens Marx e Engels – que não alcançavam ainda a idade de trinta anos – haviam percorrido já experiências e estudos que os ligavam aos problemas centrais do seu tempo, ao contato inicial com contradições fundamentais da sociedade burguesa, suas potências e misérias intrínsecas.